O que é Meditação

O que é Meditação

Muito se fala sobre Meditação, mas muitas pessoas não sabem ainda o que exatamente é Meditar. Algumas pessoas acham que meditar é “não pensar em nada” ou “esvaziar a mente” ou ainda “deixar os pensamentos divagarem”. Isso é normal pois quando lemos sobre Meditação apenas dizem que é bom para a mente , saúde que os “grandes meditam”. Ou ainda temos a ideia de que meditar é coisas para monges budistas que vivem no alto da montanha. 

Pois eu quero te dar uma notícia boa:

A Meditação é sim para você e para todos que buscam uma paz interior, saúde física e mental para viver neste mundo tão agitado.

O que é meditar

Por ser uma prática milenar e presente em várias civilizações, é comum que você encontre diversas definições do que é meditar. 

A Meditação é um momento de concentração, atento à sua respiração,

Neste instante você tira do foco do fluxo de pensamentos  e leva a sua atenção na respiração e concentração deixando de lado o desencadeamento de pensamentos  repetitivos no trabalho, familiares, ou nas discussões recentes.

Controlar a ansiedade

Algumas pessoas acreditam que não conseguirão meditar pois são muito agitadas. Acreditam que precisarão “desligar a mente” e que isso é impossível.. Outras já ficam mais ansiosas só de pensarem que terão que ficar em sua própria companhia  e não querem nem tentar.

O que é interessante é que a melhor maneira de Meditar é praticar mesmo. É com o tempo que se entra mais facilmente em um modo de relaxamento dos pensamentos.

E é com a Meditação que se consegue acalmar a mente e controlar a ansiedade.

Como ter mais foco

A prática da Meditação, vai aos poucos nos ajudando a eliminar o estresse do dia a dia, do trabalho,  do trânsito e até mesmo das angústias que temos em nossa mente.

No ambiente de trabalho, a Meditação pode ser uma grande aliada. Essa paz pode contribuir muito para que empresários e equipes de colaboradores consigam manter o foco por mais tempo em uma tarefa ou em um objetivo comum.

O que é concentração

No mundo atual, temos uma infinidade de coisas chamando nossa atenção. Temos a todo momento uma notificação no celular, uma chamada telefônica, um carro que passa com som alto, um TV ligada e uma série de pensamentos que vem e vão.

É um fato notório que a concentração contribui para atingir objetivos de maneira mais rápida. Mas é preciso entender o que é exatamente estar concentrado.

O estado de concentração profunda é atingido quando não desviamos nossos pensamentos e não deixamos nos distrair com acontecimentos externos que tiram nosso foco de uma tarefa.

Quando estamos concentrados conseguimos escolher em quê vamos prestar atenção e o quê vamos ignorar. Isso nos permite realizar tarefas que seriam mais cansativas e que levariam muito mais tempo sem a concentração.

A Meditação treina a mente para se atingir níveis maiores de concentração.

Resultados da Meditação

Com a prática constante é comum que a pessoa torne-se mais calma, menos ansiosa e consiga controlar sua mente.

Quando surge um problema ou uma situação inesperada e complexa, você consegue responder com mais calma e autocontrole.

Com o tempo as pessoas relatam que conseguem respirar melhor e sentem aumento da disposição e algumas afirmaram terem até mesmo melhorado de doenças crônicas (aliado ao tratamento convencional).

Agora que já sabe o que é Meditação, entre em contato para descobrir como a Meditação em empresas pode elevar a produtividade de equipes e gestores.

 

Clique para ir até a página de contato.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email