Meditação nas Escolas Os efeitos positivos para alunos e professores

Meditação nas Escolas: Os efeitos positivos para alunos e professores

A escola pode ser um ambiente de cobranças de boas notas e bom comportamento. Isto pode gerar estresse e ansiedade para os alunos.

Neste artigo você conhecerá os benefícios da meditação no ambiente escolar. Vai entender como ela ajuda a controlar a mente, melhorar as notas e os relacionamentos.

Estar presente é fundamental

Nos EUA criaram o conceito de “Mindfulness”. Usado principalmente do ambiente corporativo como maneira de aumentar o foco e a produtividade.

Agora as escolas estão importando este conceito e aplicando aos alunos, o que tem gerado ótimos resultados. Continue lendo para descobrir como “estar presente” ajuda os alunos a ter mais foco e melhorar seu desempenho

Para atingir os resultados, os alunos participam de aulas de meditação, exercícios de respiração e a prática da empatia.

Como a Meditação é inserida 

Acadêmicos norte-americanos como o professor Dr. Richard Davidson, fundador do Centro para Mentes Saudáveis, que fica no estado do Michigan, estudam os benefícios da Meditação. Uma pessoa que medita tem um nível de organização cerebral diferente.

Exercícios são aplicados em meio às aulas ou antes delas, logo que os alunos chegam. São usados elementos sonoros, meditação e respiração

 

As mudanças positivas da Meditação

Foi observada uma alteração significativa de postura nos alunos. Eles passam a melhorar seu estado de atenção e baixar o nível de estresse. Isso cria um ambiente escolar mais tranquilo.

Foi aplicado o conceito de mindfulness em uma escola do Brooklyn. Eram alunos de baixa renda e com alta carga emocional. Com a meditação aplicada por 5 minutos diariamente, as crianças conseguiram equilibrar-se emocionalmente e ter mais conexão com os professores.

Já em um centro de apoio a crianças e adolescentes carentes da zona norte da capital paulista, os alunos começam sua rotina estudantil com yoga e meditação.

Este tempo revelou-se muito importante para melhorar o comportamento dos estudantes, que hoje convivem melhor entre eles. As notas também melhoraram já que todos estão mais concentrados.

A meditação vem como uma poderosa aliada no processo de relaxamento, concentração e mindfulness.

Os resultados positivos falam por si só e nos avisam do quão importante é estender esta prática a mais escolas.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email